SHOUGANAI !!!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Nem sei contar direito...

Ir para baixo

Nem sei contar direito... Empty Nem sei contar direito...

Mensagem  marcello cipullo Ter maio 01, 2012 6:39 pm

“Mentiras sem fim, declínio da matemática contemporânea.”
Candidato e neófito ao cargo de professor, vejo de maneira triste o quadro da matemática de hoje. Sempre as mesmas respostas dos professores, métodos atrasados, inúteis e obsoletos que servem apenas aos objetivos de um vestibular em Faculdade pública, fazer um cálculo embasado em textos complicados e com uma linguagem pra lá de complicada, até para os professores de Língua Portuguesa (...)
Ainda nessa linha de pensamento, complicam-se ao objetivo central do aluno (que não é bobo e nem menos conhecedor), as mesmas respostas que EU recebia de meu professor;
1- Porque Matemática é importante para o dia-a-dia e sem Matemática não podemos viver no mundo moderno.
2- Porque Matemática ajuda a pensar melhor e desenvolve o raciocínio.
3-Porque Matemática está em tudo. É a matéria mais importante, que rege a vida das pessoas.
Cansei dessas respostas e com isso me distanciei da matemática. Naquela época já sabia que um final limitado e sombrio descortinava diante de meus olhos: Exercícios, Diplomas e Vestibular. Aquela sensação de contar os números de maneira mágica e científica, interessante, misteriosa até em muitos aspectos, foram paulatinamente morrendo. Raríssimos foram os professores que passaram algum sentimento além daqueles problemas que mal conseguíamos entender e mais; Perguntava-me se o professor sabia tudo aquilo que estava no quadro negro.
Não adianta mais nada e nada é mais importante que a reflexão, sempre fui indagador e crítico desde pequeno e colocaria aqui uma sugestão aos professores de matemática:
Dileto Professor, faça uma retrospectiva sobre os principais interesses de quando era pequeno ou na idade de seus alunos atuais. Desde a hora de acordar até a hora de dormir, de maneira rica e minuciosa, tente se lembrar se nalgum ponto caberia os ensinamentos e raciocínios matemáticos que aprendia na escola.(profunda análise)
Penso que estudiosos e doutores extremamente vinculados às universidades tentam contemplar a matemática como parte de uma educação geral e com a mesma idéia politicamente atrativa aos dirigentes de Brasília, o que não é nada difícil sentar e ficar idealizando formas de cidadania, elaborando discursos, documentos e papéis! – Sempre ouvimos que a educação está preparando o indivíduo para a cidadania e todo o currículo deve servir de base para uma carreira de ciência e tecnologia, porém, mesmo acreditando que esses fatores sejam necessários, pergunto-me se de maneira satisfatória eles estejam contemplados ou efetivados na educação.
A grande preocupação que tenho é a forma apresentada da matemática aos alunos, onde ela assume uma categoria autônoma de disciplina importantíssima, porém, se perguntássemos aos alunos em todas as escolas brasileiras a visão da matemática que eles possuem, certamente diriam obsoleta, inútil, desinteressante, chata, etc.



marcello cipullo

Mensagens : 11
Data de inscrição : 14/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos